Secretaria de Saúde de Caruaru participa da 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Núcleo de Educação Permanente de Caruaru participa da 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) de Caruaru esteve presente na 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CEGTES), realizada entre os dias 11 e 13 de setembro de 2024, no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev, em Recife. O evento, que teve como tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que Faz o SUS Acontecer”, foi organizado pelo Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE).

Representando Caruaru, tivemos a participação de Carlos Roberto, Andrea Paiva, Daniela Mascarenhas, Elane Francisca, Douglas Simeão e Suellen Silva, coordenadora do NEP, atuando em diversas categorias, incluindo delegados, trabalhadores e gestão, reforçando nosso compromisso com a melhoria contínua da gestão e educação na saúde para o SUS.

A conferência também contou com a 3ª Mostra de Experiências em Conferências de Saúde, onde Caruaru se destacou com a aprovação de quatro trabalhos desenvolvidos pela equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP). Esses projetos foram apresentados durante o evento, fortalecendo o intercâmbio de experiências exitosas na gestão da saúde pública.

Trabalhos apresentados por Caruaru:

• Inovação em Tempos de Crise: A Plataforma PDSUS e a Capacitação dos Profissionais de Saúde, apresentado por Suellen Silva, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP). Este trabalho enfatizou como a plataforma tem contribuído para a capacitação contínua dos profissionais de saúde em tempos desafiadores.

• SALUS: Inovação na Gestão de Estágios em Saúde em Caruaru, apresentado por Thiago Manoel, Auxiliar Administrativo do NEP. O trabalho destacou o sistema de gestão de estágios utilizado no município, que promove uma formação prática e integrada dos estudantes na área da saúde.

• Qualificação e Capacitação: A Estratégia do Programa Qualifica Saúde Caruaru, apresentado por Ana Beatriz, Auxiliar Administrativa do NEP. O presente trabalho detalhou as ações de qualificação contínua dos profissionais de saúde, por meio de cursos e capacitações, promovendo a educação permanente e melhorias nos processos de trabalho.

• Educação em Saúde Via Podcast: A Experiência do NEPCAST Caruaru, apresentado por Leandro Aleixo, Apoiador do NEP. A apresentação evidenciou o uso de podcasts como ferramenta de educação em saúde, proporcionando acessibilidade e inovação na disseminação de informações de saúde.

Esses trabalhos reforçam o papel estratégico do NEP de Caruaru na promoção de práticas inovadoras de educação em saúde, alinhadas com os objetivos da 4ª CEGTES de promover a troca de experiências e contribuir para o aprimoramento dos processos de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS).

A participação do NEP Caruaru na conferência reafirma o nosso compromisso com o fortalecimento do SUS e com o desenvolvimento contínuo de iniciativas que impulsionem a capacitação dos profissionais de saúde, garantindo uma gestão mais eficaz e uma educação de qualidade.